As tendências do marketing digital estão em constante mudança e isso acontece porque o comportamento de consumo da nossa audiência ideal varia com o passar do tempo.
Com 2023 não será diferente e, se você quiser manter as suas mídias em alta, você deve repensar o seu conteúdo, formato e outras questões técnicas para construir um posicionamento digital de sucesso.
Vamos ver algumas delas?
Tendências do marketing para o conteúdo
Imagem/Reprodução: Primagefactory
O conteúdo é uma das partes mais importantes da sua estratégia, pois é através dele que você vai direcionar o alcance do seu perfil, procurando atingir a sua audiência ideal e aproximá-la do serviço ou produto que você quer vender.
Não somente isso: é o conteúdo que vai mostrar a identidade da sua marca, deixando um posicionamento claro na mente desse potencial cliente. E, lembra que eu falei sobre comportamento de consumo? Algumas tendências do marketing para essa área definem regrinhas importantes para você não perder o alcance do seu perfil.
- Transparência: Fale sempre a verdade para o seu público e mostre o passo a passo da sua rotina. Dê acesso a sua audiência para que ela possa se aproximar de você;
- Comunicação ágil e direta: Ninguém aguenta mais aqueles posts cheios de atrasos ou vídeos com parte 1, 2 e 3… As pessoas querem a informação rápida;
- Convide o público a participar: Eles querem fazer parte desse processo, então capriche nos CTAs e outras ferramentas para engajar a sua comunidade;
- Nostalgia e educação nunca saem de moda: Esses são dois tópicos fáceis de utilizar nos seus conteúdos e que todo mundo adora ver. Trabalhe com as lembranças da sua trajetória ou a evolução do tipo de serviço que você vende, aproveite também para explicar e esclarecer várias questões sobre a sua área;
- Diversidade: Os últimos anos foram a prova de que a diversidade é uma pauta muito importante para diferentes públicos, então você não pode esquecer dessas realidades ao criar o seu conteúdo.
Tendências do marketing para os formatos
Imagem/Reprodução: Freepik
Os formatos fazem parte da maneira como você expõe o seu conteúdo para a sua audiência. Alguns já são bastante conhecidos, outros estão começando a dar engajamento por agora. O importante é que ele seja uma forma facilitadora de levar a informação para o seu público.
Prestar atenção nos formatos é mais do que essencial para a sua estratégia, pois cada nicho tem uma maneira específica de consumir o seu conteúdo. Com as tendências do marketing, você consegue encontrar uma forma de potencializar o alcance do seu perfil.
- Vídeos curtos: Os tiktoks, reels e shorts chegaram para ficar. Eles fizeram muito sucesso durante a pandemia e a audiência mostrou que quer continuar consumindo conteúdos nessa frequência;
- Conteúdos interativos: Deixe seu público participar! Procure por formatos com engajamento, como votações dentro dos stories do Instagram ou outras maneiras de interação;
- E-books: Não, não é o fim deles! Na verdade, as pessoas estão procurando cada vez mais por autonomia e os e-books são uma boa forma de você passar conhecimento para a sua audiência enquanto direciona o seu conteúdo;
- Conteúdos para segundo plano: Assim como podcasts, as pessoas querem um conteúdo para deixar de segundo plano enquanto realizam outra atividade. Algo que elas só precisam ouvir e apreciar.
Outros detalhes para prestar atenção
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Lidar com o marketing digital é muito mais do que prestar atenção em conteúdos ou se preocupar se o melhor jeito de contar essa informação vai ser num vídeo. É sobre plataformas, realidades e formas de acessar o que você tem a dizer.
- Acessibilidade: É fundamental pensarmos que a maioria das pessoas utiliza celular ao invés do computador. Então, você acredita que o seu blog está atualizado ou que ele precisa de algumas mudanças?
- Tráfego pago: O tráfego pago também não saiu de moda, mas, dessa vez, ele também está ligado à acessibilidade. Agora, o objetivo é focar nos celulares;
- Plataformas: Utilizar várias plataformas é uma maneira de você manter o seu público repleto de conteúdo e ainda aumentar a sua audiência. Mas, não fique achando que é só copiar a legenda de uma rede para a outra: procure diversificar e complementar os conteúdos entre plataformas para que exista um motivo de te acompanhar nelas.
Anotou todas essas informações? Mas não se esqueça: cada estratégia possui o seu próprio objetivo e o importante é tomar as escolhas ideias que vão direcionar o seu negócio para o sucesso.